sábado, 10 de dezembro de 2011

Livro do Mês de Dezembro

Escola Básica Aviador Brito Paes


“Dia Do Mar”

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDERSEN

Professor Rui Teresa

Dia dez de Dezembro de dois mil e onze

Daniela Botelho
Nº 5
9ºB
Autor:
Sophia de Mello Breyner Andersen, nasceu a 6 de Novembro de 1919 no Porto e morreu a 2 de Julho de 2004. A autora foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher a receber o galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.   Veio a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política liberal, apoiando o movimento monárquico e denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Casou-se, em 1946, com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares e foi mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um jornalista e escritor de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e mais uma filha que é terapeuta ocupacional e herdou o nome da mãe. Os filhos motivaram-na a escrever contos infantis. Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro Livro sexto.
Resumo:
O livro fala principalmente no mar. Fala no barulho do mar, nas folhagens da Natureza. Tudo isto se inclui na espera que existia há muito tempo de alguém, as de repente, esgota a paciência e quer esquecer e embarcar pelo mar adentro. No fim da viagem, quando chega ao lugar de onde regressou conta os países que passou e tudo o que viu.

Opinião:
Eu gostei muito deste livro, é um livro que fala de muita coisa, mas principalmente é um livro que fala de uma saudade que um dia a pessoa em questão se fartou de esperar.
Um põem que eu gostei muito foi:
“Reconheci-te logo destruída
Sem te poder olhar porque tu eras
O próprio coração da minha vida
E eu esperei-te em todas as esperas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário