Escola Básica Aviador Brito Paes
Triângulo Jota “O olhar do Dragão”
Álvaro Magalhães (texto)
Miguel Esteves (capa)
Professor Rui Teresa
Dia oito de Outubro de dois mil e onze
Daniela Botelho
Nº 5
9ºB
Autor:
O autor do livro Álvaro Magalhães, nasceu no Porto, em 1951 (60 anos).
As suas obras para crianças e jovens integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por cerca de quarenta títulos. As suas obras caracterizam-se sobretudo pela originalidade e invenção, quer na escolha do tema quer no seu tratamento.
Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e Ministério da Cultura. Parte da sua obra está traduzida nas línguas espanhola e francesa.
Algumas obras:
® “O menino chamado Menino”
® “Enquanto a cidade dorme”
® “Vampiros ou nem por isso”
® “O futebol ou a vida”
Resumo:
O triângulo é constituído pelos irmãos Jorge e Joana e pelo colega de escola, Joel (cujos nomes, como se vê, se iniciam com a letra J.).
Os três jovens têm todos, personalidades muito diferentes: o Joel, é intelectual e o melhor aluno da turma; Jorge, é um rapaz independente e corajoso, bastante seguro de si; Joana, é muito inteligente.
A história passasse num circo chinês, onde existe uma trapezista de treze anos, a Jade, que é filha do proprietário do circo. A família de Jade é amiga da família de Joel.
Esta mesma história baseia-se no desaparecimento de duas pérolas de incomparável valor (os olhos do Dragão), no cofre do circo e do rapto de Jade em que estão envolvidos o trio criminoso dos “Lotos Negros” e o hipnotizador do circo. O Jorge apaixona-se por Jade, o que ainda lhe dá mais força para desvendar o seu rapto. Tudo isto se resolve pelo Triângulo Jota, em colaboração com o Inspetor Cavadinhas, um homem muito eficiente mas também vaidoso.
Opinião:
Eu pessoalmente achei este livro muito engraçado e interessante. É um bom livro para jovens, porque relata um pouco de tudo, desde as aventuras aos romances.